sexta-feira, outubro 28, 2011

AACs na RECORD



Eles pedem melhorias nas condições de trabalho e diminuição da carga horária. Assista ao vídeo e veja como foi o protesto.

Votação do dia 27/10/11





Os AACs compareceram a votação para a redução da carga horária e os vereadores onde estavam?
Vamos desistir? Jamais!
As pedras colocadas em nosso caminho servem para a construção de nossa fortaleza!
Reduzir nossa carga horária de 40h para 30h não é favor, É JUSTIÇA!
Qual o vereador que está interessado em assumir nossas atribuições por um dia?


quarta-feira, outubro 26, 2011

Marcha Nacional “10 mil pelos 10% do PIB para a Educação”


Plano Nacional de Educação
Mais de 10 mil educadores marcham por 10% do PIB para a educação



A Campanha Nacional pelo Direito à Educação participa nesta quarta-feira, 26/10, da Marcha Nacional “10 mil pelos 10% do PIB para a Educação”, organizada pela CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação). A Marcha irá reunir pelo menos 10 mil educadores de todo o país em Brasília, para reivindicar o investimento do equivalente a 10% do PIB em educação pública, além de pressionar pela efetivação da lei do Piso Nacional Salarial para o magistério, entre outras pautas.

Os participantes se concentrarão às 9 horas em frente ao estádio Mané Garrincha e marcharão a partir das 10 horas até o Congresso Nacional. A Confederação coletou mais de 100 mil cartões de apoio aos 10% do PIB para a educação, que serão entregues ao Deputado Ângelo Vanhoni (PT-PR), relator do PNE (Plano Nacional de Educação - PL 8035/2010) na Comissão Especial da Câmara dos Deputados, em audiência marcada para as 11 horas.

Para Roberto Leão, presidente da CNTE, a pressão no Congresso e no Governo Federal é essencial para que a educação avance e os profissionais da área tenham seus direitos garantidos. “Consideramos essa Marcha decisiva para a aprovação dos 10% do PIB para a educação e para denunciar o não cumprimento do Piso Salarial pelos estados e municípios”.

Bloco da Campanha - Na Marcha, o grupo da Campanha Nacional pelo Direito à Educação levará uma faixa do movimento “PNE pra Valer - a educação que o Brasil quer e precisa”. Irão compor o “bloco” estudantes de ensino médio do DF, pessoas com deficiência visual, ativistas de educação infantil e de outros movimentos sociais. Segundo o coordenador geral da Campanha, Daniel Cara, “esta Marcha irá mobilizar o Congresso Nacional pelos 10% do PIB, já que o relatório final do novo Plano Nacional de educação está prestes a ser entregue”.

A Campanha mobilizou toda a sua rede de ativistas, formada por 20 comitês regionais e mais de 200 grupos e organizações de todo o país, para contribuir com a coleta de assinaturas da CNTE. Foram recolhidos cartões em 17 estados e no DF, com participação de escolas públicas, estudantes e professores universitários (Universidades Federais do Piauí, do Rio Grande do Norte, de Minas Gerais, USP - campus São Paulo e Ribeirão Preto, Uninove, entre outras), ativistas de diversas organizações e movimentos sociais, como Um Teto Para o Meu País, Fundação Abrinq, Ação Educativa, Aliança pela Infância, Instituto Paulo Freire, Instituto Ecos e Movimento Ocupa Sampa (SP), Biblioteca Braille Dorina Nowill e Inesc (DF), Escola Pernambucana de Circo (PE), Nova América, Escola de Gente, Instituto Cidadania e ActionAid Brasil (RJ), Movimento dos Sem Universidade (MG), Cedeca Ceará, Plan Brasil (MA), Fóruns de Educação Infantil (AM, BA e RN), entre várias outras. Ainda assinaram os cartões 60 professoras e professores indígenas de várias etnias de Pernambuco.

Em agosto, a Campanha lançou a Nota Técnica "Por que 7% do PIB para educação é pouco? Cálculo dos investimentos adicionais necessários para o novo PNE garantir um padrão mínimo de qualidade", que justifica a aplicação do equivalente a 10% do PIB em Educação, para que as metas do novo PNE possam ser atingidas no período de dez anos.

Para mais informações
Jéssica Moreira - assessoria de imprensa da Campanha Nacional pelo Direito à Educação
Tel.: (11) 3159-1243 (fixo Embratel) / (11) 8793-771 (celular Tim)
E-mail: jessica@campanhaeducacao.org.br

Fonte: Campanha Nacional pelo Direito à Educação

quinta-feira, outubro 20, 2011

Vitória! Parcial… Redução da Carga de Auxiliares de Creche é Realidade! - Paulo Messina


Pessoal,
O Prefeito publicou hoje, a nosso pedido e depois de um ano de luta, análise e aprovação da SME e do CODESP, o decreto número 34631 com o texto exatamente cópia de nosso projeto de lei, tornando realidade assim a redução da carga horária em sala de aula das agentes auxiliares de creche. O próprio CODESP tinha sugerido que poderia ser feito por decreto, uma vez que a alteração é simples no caso da defesa que apresentei por não representar aumento de gastos, nem prejuízo aos horários de funcionamento das creches. Aliás, muito pelo contrário. O novo regime tenderá a melhorar a qualidade de trabalhos destes profissionais e sua produtividade com todas as crianças, uma vez que decorrerão disso menos licenças médicas por desgastes físicos e mentais.
Contudo, particularmente, após reunião com um grupo de AACs, decidimos que o projeto de lei seria mais ‘definitivo’ que o decreto.
Os dois, na verdade, tem força de lei e valem, mas o decreto pode ser colocado e tirado unilateralmente pelo prefeito, sem precisar de votação. Portanto, a nossa decisão. Ontem à noite, por volta de 22:30, recebi um telefonema me informando que a prefeitura iria fazer por decreto, seguindo o parecer do CODESP, e que começaria a valer em 01/01/2012, e para eu não me preocupar porque seria cópia idêntica do nosso projeto de lei. Realmente é.Bem, em primeiro lugar, é uma vitória. Conseguimos o que nenhuma outra categoria conseguiu nesta gestão. Segundo, é uma PEQUENA vitória rumo às outras lutas que precisamos lutar. Terceiro, acho que mesmo assim precisamos ‘solidificar’ o decreto em lei.
MAS O RESUMO É: CONSEGUIMOS! VITÓRIA!!!! Mas… Não vamos deixar de mostrar força não. Vamos nos mobilizar para semana que vem eternizar isso em lei.
Abraços,
Paulo Messina

Decreto NÃO! Queremos LEI!

Prefeito decreta no DO de hoje, 20/10/2011, o Decreto 34631 que dispõe sobre a carga horária dos Agentes Auxiliares de Creche do RJ.

Não queremos Decreto! Queremos a redução da carga horária dos AACs definida em LEI!

DECRETO Nº 34631 DE 19 DE OUTUBRO DE 2011







Dispõe sobre a carga horária da categoria de Agente Auxiliar de Creche da Rede Pública do Sistema Municipal de Ensino, na forma que menciona.









O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso das atribuições legais que lhe são conferidas pela legislação em vigor, e









CONSIDERANDO a proximidade do final ano letivo,









DECRETA:









Art. 1.º A distribuição da carga horária da categoria funcional de Agente Auxiliar de Creche, da Rede Pública do Sistema Municipal de Ensino constante do Anexo I da Lei nº 3.985, de 8 de abril de 2005, passa a ser a seguinte:









I - 40 horas semanais, sendo 30 horas em atividades em classe e 10 horas nas atividades extra-classe, a saber:









a) manter-se atualizado quanto às modernas técnicas profissionais;









b) participar de programas de capacitação co-responsável e









c) disponibilizar e preparar os materiais pedagógicos a serem utilizados nas atividades.









Art. 2.º A vigência da carga horária citada no artigo 1º só se aplicará a partir do dia 1.º de janeiro de 2012.









Art. 3.º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.









Rio de Janeiro, 19 de outubro de 2011; 447º ano da fundação da Cidade.









EDUARDO PAES




domingo, outubro 16, 2011

Estamos chegando lá...

A secretária Municipal de Educação, Claudia Costin, entregou mais 125 vagas em creche no Anil

Prefeitura já criou mais de 13.900 vagas em toda a cidade desde 2009


A secretária Municipal de Educação, Claudia Costin, inaugurou o Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) Cantor Roberto Ribeiro, nesta sexta-feira (dia 14), no Anil, em Jacarepaguá. Com a nova unidade, que atenderá crianças de seis meses a cinco anos e 11 meses de idade, as comunidades da região ganham mais 125 novas vagas para creche e outras 25 vagas para pré-escola. A Prefeitura investiu R$ 2,3 milhões na construção, realizada pela Secretaria Municipal de Obras, por meio da RioUrbe.

- O mais importante é que essas crianças têm um currículo de creche e pré-escola, que considera o desenvolvimento global, e contam também com agentes auxiliares de creche e professores de Educação Infantil, inclusive nos berçários, para que as crianças tenham educação de qualidade e cheguem nas escolas prontas para aprenderem a ler e escrever. Além disso, também é realizado e um monitoramento anual de desenvolvimento destes bebês – afirmou a secretária.

A ampliação do atendimento em creche, em toda a cidade, com a criação de 30 mil novas vagas até o fim de 2012, é uma das metas da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação. Desde 2009, já foram criadas 13.930 novas vagas, em 47 EDIs construídos e em 98 escolas que tiveram seus espaços adequados para este tipo de atendimento. Atualmente, mais de 55 mil crianças já são atendidas pela Prefeitura em creches da rede municipal e em creches conveniadas.

Durante a cerimônia de inauguração a secretária Municipal de Educação, Claudia Costin, homenageou a todos os professores presentes pelo Dia do Professor, que será comemorado no próximo dia 15, ressaltando a importância deste profissional na vida de todos.

- Para uma criança aprender, ter prédios com uma boa infraestrutura é muito positivo, mas quem faz a diferença na vida das crianças são os professores e agentes auxiliares de creches. São eles que, junto com as famílias, ajudam a construir os sonhos dessas crianças. Que neste dia 15 de outubro vocês pensem com muito carinho nestes profissionais que se dedicam tanto a todos nós - declarou a secretária.

A nova unidade, que homenageia o sambista Roberto Ribeiro, é constituída de dois pavimentos, com quatro salas de atividades, dois berçários, lactário, fraldário, solário, biblioteca, cozinha, refeitório, despensa, área de serviço, pátio coberto, sala de amamentação, brinquedoteca, lavanderia, Núcleo de Educação e Saúde (NES), acessibilidade com elevador e sanitários adequados.

EDI: NOVO MODELO DE ATENDIMENTO À PRIMEIRA INFÂNCIA

Os Espaços de Desenvolvimento Infantil foram criados para integrar a creche e a Pré-Escola em um só espaço, dentro do novo modelo de atendimento da Secretaria de Educação à Primeira Infância. Nos EDIs, as crianças, de seis meses a cinco anos e 11 meses, são estimuladas a desenvolver a aprendizagem desde pequenas a partir, por exemplo, da convivência com os livros e também de materiais apropriados.

A partir deste ano, para dar ainda mais qualidade ao atendimento oferecido, cada sala de atividades nas creches passou a contar com um professor de Educação Infantil. Para isso, a Prefeitura criou o cargo de Professor de Educação Infantil, realizou um concurso e vem convocando 1.500 professores aprovados para o cargo.

sexta-feira, outubro 07, 2011

Novidades para escolas e creches do RJ

Duas Boas Notícias para Diretores de Escolas
Pessoal,
Diretores de Escolas da Rede Municipal poderão comemorar uma grande conquista: terão secretário escolar.
Esclarecendo, hoje a estrutura administrativa das escolas é deficiente, obrigando os diretores e adjuntos não só a fazer seus papéis de atender os pais, alunos, coordenação de equipe e gestão da unidade, mas também os obriga a cuidar de tarefas administrativas básicas como trocar um vidro quebrado ou cuidar de um arquivo.
Combine isso com o fato do diretor e seu adjunto (período integral) receberem salário menor que o professor com dupla regência e perceberemos o porquê de muitos estarem desmotivados. Mas aí vem a luz no fim do túnel (sem o som da buzina de trem)! Este novo cargo está sendo criado e vai ajudar nas tarefas administrativas básicas, deixando a equipe de gestão focada em melhorias pedagógicas e estruturais para as crianças. O projeto de lei está aqui, na íntegra.
Estou colhendo parecer conjunto dele, a partir de hoje, e vou trabalhar para que o aprovemos entre 18 e 20 de outubro, e depois a Secretaria de Educação deverá abrir o edital para concurso. Minha preocupação é que, se deixar tramitar na velocidade paquidérmica que manda a burocracia, não conseguiremos para o ano letivo que vem. Mas estou confiante no prazo deste mês ainda, utilizando estas regras regimentais para acelerar.
Quanto à questão salarial, estamos preparando um relatório na Comissão de Educação, com a defesa de aumento pela lógica de atribuições até o final do ano.
A outra boa notícia é que também estamos trabalhando pela Comissão para a aprovação da lei que cria cargos de diretores de creches, adjuntos e coordenadores pedagógicos para as creches, para votação provável no mesmo dia do secretário escolar. Projeto na íntegra aqui.
Abraços,
Paulo Messina
Paulo Messina | sexta-feira, 7 outubro 2011, 9:00 AM at 9:00 AM | Categories: Diário do Mandato | URL: http://wp.me/p1anHV-7b

quarta-feira, outubro 05, 2011

Pesquisa avalia evolução de aluno de creche no Rio

Método americano diz que 74% das crianças matriculadas alcançaram o desenvolvimento esperado para a idade.

Estudo inédito avaliou que 74% das 46 mil crianças matriculadas nas creches da rede municipal do Rio alcançaram o desenvolvimento desejável para a idade delas. Para chegar a esse diagnóstico, professoras da rede responderam a questionários sobre cada um dos alunos, com idades entre 6 meses e 5 anos.

A avaliação, que usa metodologia americana, será ampliada para as creches públicas de todo o País e fará parte de um programa de atenção à primeira infância, que está sendo desenhado pela Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.

As professoras responderam perguntas sobre as habilidades pessoais e sociais, coordenação motora ampla e fina, comunicação e capacidade de resolver problemas para cada um dos alunos.

Os resultados foram comparados com as médias americanas. Os dados mostram que as crianças das creches do Rio têm dificuldades mais acentuadas na coordenação motora fina e na capacidade de resolver problemas.

“No Brasil, temos crianças com sérios problemas sociais. Ainda não construímos uma série histórica, mas essa ferramenta já nos permite avaliar o impacto do ensino na primeira infância”, diz a secretária municipal de Educação, Claudia Costin.

Diferenças

Os questionários apontam, por exemplo, que aos nove meses as discrepâncias entre americanos e brasileiros eram mais acentuadas. De zero a 60, os bebês estrangeiros atingiram a nota 53 para coordenação motora fina, e os brasileiros, 30.

Aos 5 anos, os primeiros ficaram com nota 52, e os últimos, 46. “Isso demonstra o impacto que a creche teve na vida das crianças, porque a média final fica próxima da americana. A pesquisa nos dá um roteiro. Dependendo das dificuldades, podemos adotar ações”, diz.

Numa parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, as informações de cada criança serão anexadas ao prontuário delas, para que a evolução também seja acompanhada pelo médico.

Primeira infância

O ministro Moreira Franco, da Secretaria de Assuntos Estratégicos, informou que o sistema de avaliação será um dos instrumentos utilizados no programa nacional de atenção à primeira infância. O programa inclui ainda os ministérios da Saúde e da Educação.

“As teorias afirmam que aos três anos a criança já tem desenvolvida a base da capacidade de sociabilidade, de controle motor, de inteligência, o que define o teto que ela pode alcançar. Uma criança que teve boa assistência pode chegar onde quiser. Uma criança com deficiência alimentar, de saúde e de estímulo chega aos três anos fadada a ter um teto baixo”, diz.

Crítica

A professora Lea Tiriba, da Escola de Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Uni-Rio), critica o modelo de avaliação. “Ao analisar as questões se percebe que se está mais interessado na destreza para os trabalhos no futuro. Não se pergunta sobre a criatividade, a capacidade de interação com os colegas.

Acho que a secretaria deveria estar mais empenhada em formar professores capazes de interagir com seus alunos e de identificar possíveis dificuldades, do que mobilizá-los para responder questionários.”

Fonte: Clarissa Thomé (O Estado de São Paulo)

segunda-feira, outubro 03, 2011

Novo espaço para debates sobre EI



Foi criado um novo espaço para debate sobre a EI e seus profissionais. Chama-se ESPAÇO EDUCAÇÃO, grupo criado pela AAC Leomárquia, de Angra dos Reis (RJ), no Facebook que debate a Educação Infantil e seus profissionais.
Venha conhecer ...precisamos de TODOS.