terça-feira, junho 28, 2011

Bônus aos burocratas e sobrecarga aos trabalhadores

Os Agentes Auxiliares de Creche do Rio de Janeiro não aguentam mais!

A Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro atingiu o plano de metas estipulado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Que maravilha! Crianças aprendendo mais, professores comprometidos com a educação, Auxiliares de Creche comprometendo a própria saúde para cuidar de 25 crianças por turma. E quem ganha o Bônus? O Nível Central e as Coordenadorias Regionais de Educação.
O Senhor Prefeito, Eduardo Paes, vem a público declarar que é o sistema empresarial, em que metas são traçadas e, ao serem atingidas, todos dividem o bônus, se aplicando na área pública. Todos, Senhor Prefeito? Bônus, Senhor Prefeito?
Hoje chego ao meu local de trabalho e descubro que 12, não 2 ou 4 ou 6 mas 12, funcionários foram transferidos para outra unidade. Com a finalidade de suprir a falta de pessoal, com a saída das recreadoras no próximo dia 30 de junho. Sendo que a grande maioria de funcionários, desta outra unidade, era, ainda, de contratados . Virando do avesso a vida funcional e pessoal dos 12 Agentes Auxiliares de Creche que foram deslocados e sobrecarregando, desta maneira, tanto os que serão realocados em outra creche quanto o restante que ficou para, heroicamente, manter a creche funcionando.
Aí, eu pergunto: onde estavam os burocratas agraciados com o bônus que não previram a necessidade de substituição imediata para a saída destes funcionários terceirizados? Onde a equipe de laureados que desfalca uma creche municipal para, mal, cobrir metade da outra? Onde o planejamento, a programação, as metas, o controle regional de uma coordenadoria? Onde o respeito não só com o funcionário mas, principalmente com o cidadão?
Áh, sim; os Professores de Educação Infantil estão chegando. Pois, eu prevejo que se antes (e ainda agora), nós AACs não tínhamos a quem auxiliar, agora os PEIs não terão quem os auxiliem por, no mínimo uma hora. Por que, doravante, muitos terão que dar entrada e/ou saída sozinhos para suprir a necessidade de pessoal.

Sim, teremos uma grande convocação de Agentes Auxiliares de Creche para breve. Mas, de que adianta se nossa Secretária de Educação, juntamente com o Prefeito não param de inaugurar novas unidades de creche e Espaços de Desenvolvimento Infantis? Sem falar que há uma recomendação para que se seja rigoroso com as pericias para evitar os candidatos propensos a doenças. Porque muitos de nós estão adoecendo e entrando de licença. Será que nossos burocratas pensam que já entramos doentes em nossos postos? Que com toda a sobrecarga que temos deveríamos estar lívidos, leves e sorridentes? Que não temos participação nesse cumprimento de metas com nosso efetivo trabalho pedagógico? Que basta alguém traçar, para essas metas serem atingidas por si só?
Ponha a mão na consciência, Senhor prefeito. Valorize quem está na ponta da educação infantil, lidando diretamente com esses pequenos educandos. Olhe para nós e nos dê dignidade para trabalhar. Não queremos fugir do que nos é devido. Só queremos reconhecimento pelo que fazemos além de nossas atribuições para que o senhor atinja suas metas. Não queremos bônus. Queremos salário compatível com o nosso fazer pedagógico. Do contrario, corre o risco de todo o seu sistema empresarial entrar em colapso e sua empresa falir.

Texto do AAC Walmir

2 comentários:

Vanilda disse...

Muito bom Walmir. É necessário que esses gestores públicos se atentem para o fato de que os responsáveis pelo êxito de suas "empresas" estão na base de todo o sistema educacional. Eles estão acostumados a colherem os frutos que plantamos, e sequer reconhecer a contribuição de todos os sujeitos envolvidos. Reflita Senhor Prefeito Eduardo Paes e faça jus a necessária valorização profissional dos educadores.
Abraços
Vanilda - Uberlândia

SANDRYNI&ROBERTA disse...

Valeu Vanilda.Estamos juntos!Essa luta é nacional.Abç!