sexta-feira, maio 01, 2015

Plano Municipal de Educação


A Secretaria Municipal de Educação deu início à adequação do atual Plano Municipal de Educação (PME)* ao novo Plano Nacional de Educação (PNE), que deverá contar com ampla participação da sociedade. O documento servirá de base para debates até obter a aprovação em Conferência Municipal quando, então, será elaborado o projeto de lei do PME, que será encaminhado ainda neste semestre à Câmara Municipal.
O texto base foi organizado pela Comissão Técnica do PME, tendo como subsídios as contribuições vindas dos diferentes segmentos e parceiros da educação da cidade do Rio de Janeiro. Servirá para estimular todos os envolvidos com a educação a dialogar e apresentar sugestões, que farão parte do texto final. A intenção é promover a construção coletiva e democrática do Plano Municipal de Educação e garantir que o documento seja uma referência importante para atender as principais necessidades educacionais do município.

Prevista em lei federal, a adequação do atual Plano Municipal da Educação do Rio será um dos principais elementos para a garantia ao direito de todos à educação no município, nas instituições públicas ou privadas, da Educação Básica ao Ensino Superior. Assim no Plano serão registradas e legitimadas as metas a serem executadas ao longo dos próximos dez anos para assegurar a educação de crianças, adolescentes, jovens e adultos, com qualidade e acompanhadas pela sociedade.
Os debates, que já estão ocorrendo de forma descentralizada, terão continuidade na audiência pública prevista para o dia 06 de maio, e na Conferência Municipal da Educação, também prevista para os dias 22 e 23 de maio.

* Plano Municipal de Educação- 2008

Nenhum comentário: