sexta-feira, setembro 24, 2010

Campinas em luta!

Publicado quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Monitores e agentes de educação infantil lotam Plenário da Câmara Municipal.


Um rico debate tratou da carreira e da qualidade da Educação infantil na Rede Municipal de Campinas.


A luta intensa pela valorização da carreira do monitor e do agente de educação infantil como professor PEB I já tem uma extensa trajetória e é trabalhada com qualidade pela Diretoria do Sindicato.


Nos últimos meses, o Sindicato e as servidoras trabalharam a questão junto à Câmara Municipal de Campinas. A visita em gabinetes, a apresentação dos documentos aos vereadores e uma forte organização e mobilização junto à base resultaram no primeiro debate público no plenário da Câmara. O evento, um sucesso. As trabalhadoras lotaram o recinto a fim de participar ativamente da discussão, rumo a uma solução.

Na mesa estavam presentes: o coordenador do STMC Marionaldo Maciel, a Dra. Eliana Ferreira, que presta assessoria jurídica no caso, a mediadora do debate, diretora do STMC, Mariza de Jesus, além dos vereadores Ângelo Barreto, Professor Alberto, Petterson Prado, Sebá Torres e Francisco Paixão.


No entanto, da parte da Prefeitura Municipal de Campinas: ninguém compareceu! O sindicato não só lamenta, mas critica duramente a ausência dos secretários municipais convidados senhor Luiz Verano Pontes (Recursos Humanos) e o senhor José Tadeu Jorge (Educação), uma vez que são os representantes oficiais da Prefeitura de Campinas e responsáveis pelas pastas em questão. As atitudes e respostas da secretarias na questão vêm demonstrando o quanto é rasa a compreensão das autoridades diante de uma reivindicação justa, séria e embasada pela lei.


“A preciosidade deste debate hoje foi colocada não só para a categoria, mas para sociedade em geral. A discussão foi rica transbordando para questões como as conseqüências nocivas da terceirização e privatização na educação”, disse Marionaldo, que fez uma apresentação do histórico da luta e pontos da legislação que favorecem a implantação do cargo reivindicado pelas monitoras e agentes de educação infantil.
Muitos profissionais pegaram o microfone e se manifestaram comprovando que estão mobilizados e muito claros deste direito. Além de não reconhecer a importância do papel de educador das monitoras e agentes de educação infantil, a administração do Prefeito Hélio pratica intensamente a terceirização através das Naves-Mães, o que notoriamente prejudica a qualidade do serviço prestado no município estabelecendo assim um atendimento problemático às crianças de zero a seis anos.
“Cobramos dos senhores [vereadores] a responsabilidade de convidar o secretário de educação a esta casa, além de uma audiência pública para discutir a questão e sabermos o quê de fato a secretaria pensa das monitoras e agentes de educação de Campinas!”, reforçou em sua fala a diretora do STMC, Rosana Medina.

Os vereadores se comprometeram publicamente com a luta, afirmando que vão ajudar a construir as propostas colocadas, além de compor uma comissão mista para dar encaminhamentos do tema.


Além de tudo isso que foi colocado, o mais importante para os trabalhadores avancem é muita mobilização e organização que devem ser feitas, em direção à valorização da carreira dos monitores e agentes de educação infantil.

Agora é a hora de mudar a cara da Educação Infantil. Valorizando o profissional teremos Educação de qualidade!

Contribuição de Celeste Sampaio

Um comentário:

Leomárquia disse...

É muita safadeza,em Angra assim como em Campinas, as autoridades da educação estão apelando para a ignorância total dos fatos, fingem que nem estão aí, é muita falta de respeito e compromisso com a Educação Infantil, isso serve pra gente prestar mais atenção em quem vamos votar, pois se votarmos errado os Secretários vem de bucha.Se bem que nem temos muita opções, acabamos votando no menos pior!
Beijos
Léo