sexta-feira, outubro 01, 2010

ASQ Indicador de Desenvolvimento Infantil

A SME surge com mais uma novidade na Educação Infantil: o preenchimento dos questionários ASQ3.

Transcrevendo uma parte do manual:

II- Em relação à qualidade
Não basta expandir a oferta de serviços, mas é preciso melhorar a qualidade do atendimento.
Diversas ações vêm sendo feitas, tanto no que se refere a melhorias na quantidade e na qualidade dos insumos utilizados nas creches e EDI, como no que diz respeito à formação continuada dos profissionais que lá atuam.
Estudos estabelecem que a qualidade da interação das crianças com os educadores é extremamente relevante para o desenvolvimento infantil. A interação, por sua vez, depende da formação dos educadores e de sua motivação, atitudes e habilidades. Com base nisso, a Secretaria Municipal de Educação vem implementando ações complementares que buscam melhorar a formação dos educadores e orientar para as melhores formas de interação e trabalho pedagógico com as crianças. Sabendo da importância de um profissional qualificado para atender à primeira infância, foi criado cargo específico de professor de educação infantil.
O município conta ainda com o Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício para a Educação Infantil – ProInfantil
– uma parceria do Ministério da Educação com o Estado e os Municípios. Em 2010 participam deste programa cerca de 1.500 agentes auxiliares de creches municipais da nossa cidade.
Para promover a melhoria na qualidade e a organização das atividades e rotinas diárias com as
crianças, a Secretaria desenvolveu um conjunto de orientações curriculares detalhadas que clarificam a proposta pedagógica e orientam a rotina diária nas creches. Cadernos pedagógicos para os profissionais de Educação Infantil vêm sendo cuidadosamente elaborados a fim de subsidiar o trabalho realizado nas instituições.

Reparem: O município conta ainda com o Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício para a Educação Infantil – ProInfantil

Quem está fazendo o ProInfantil? Os AACs.

Para quem é destinado o ProInfantil? Para Professores em Exercício para a Educação Infantil.

Pergunta: SOMOS OU NÃO SOMOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL NAS CRECRES MUNICIPAIS DO RIO DE JANEIRO?

Nesta parte do texto a SME declara: ...vem implementando ações complementares que buscam melhorar a formação dos educadores e orientar para as melhores formas de interação e trabalho pedagógico com as crianças. Sabendo da importância de um profissional qualificado para atender à primeira infância, foi criado cargo específico de professor de educação infantil.
(Complementando a busca em melhorar a
formação dos educadores (AACs - não existem outros educadores nas creches da PCRJ - as tutoras ensinam aos cursistas a prática pedagógica) e orientar para as melhores formas de interação e trabalho pedagógico com as crianças(o cuidar e o educar são declarados como indissociáveis)...foi criado o cargo específico de professor de educação infantil.

Informações sobre o ASQ3:

SME - Secretaria Municipal de Educação
ASQ - Indicador de Desenvolvimento Infantil

O ASQ-3 é uma ferramenta mundialmente utilizada que permite avaliar o desenvolimento de crianças de 1 mês a 5 anos e meio de idade. O indicador está sendo implantado neste ano na rede pública e conveniada de creches do Rio de Janeiro com o objetivo de acompanhar e diagnosticar as prioridades para Primeira Infância na cidade.

Clique aqui para preencher o indicador.

Acesse aqui o manual de aplicação.

Acesse aqui a apresentação do ASQ.

Confira abaixo os questionários:

Questionário para 2 meses
Questionário para 4 meses

Questionário para 6 meses

Questionário para 8 meses

Questionário para 9 meses

Questionário para 10 meses

Questionário para 12 meses

Questionário para 14 meses

Questionário para 16 meses

Questionário para 18 meses

Questionário para 20 meses

Questionário para 22 meses

Questionário para 24 meses

Questionário para 27 meses

Questionário para 30 meses

Questionário para 33 meses

Questionário para 36 meses

Questionário para 42 meses

Questionário para 48 meses

Questionário para 54 meses

Questionário para 60 meses

Fonte: http://www.rio.rj.gov.br/web/sme/exibeconteudo?article-id=1117574

Um comentário:

Jane Maria disse...

Em todas as falas a SME só vem confirmando que somos professores, não tem como negar. Eles estão perdidos, embolando palavras, penso que nem eles mesmo sabem o que disseram ontem e o que dirão amanhã, estão totalmente comprometidos com as próprias falas.