segunda-feira, setembro 27, 2010

E-mail enviado ao vereador Paulo Messina

Prezado Vereador Paulo Messina,

Gostaria que conhecesse o Blog http://professoresleigos.blogspot.com/ é uma pequena mostra da luta que os Agentes Auxiliares de Creche travam com a PCRJ pelo nosso reconhecimento como professores que somos (segundo o MEC) e enquadramento no quadro do magistério.

Hoje está previsto o concurso para Professor de Educação Infantil. Fruto das denúncias feitas ao MPE pelos "meros auxiliares de creche", apenas porque a PCRJ não quer reconhecer nosso direito de ser este professor.

O prezado vereador sabe desde quando as creches públicas municipais pertencem a SME? O senhor sabe que desde essa época são as Recreadoras e agora também os AACs que cuidam e educam essas crianças?

O senhor sabe que na Educação Infantil cuidar e educar são indissociáveis? Dá para perceber por quê?

Li no seu blog (postagem de maio 2010) que: “Desde o início de meu trabalho na vida pública, no ano passado, quis concentrar esforços na área de educação. Contratei os melhores técnicos que pude encontrar, e venho focando boa parte do nosso tempo no tema. Tem sido uma jornada gratificante acompanhar os dados macros da área e com prazer perceber o avanço das crianças depois de tanto tempo de abandono na educação do município.

Contudo, faltava alguma coisa. O corpo deste trabalho na educação estava ótimo, mas muito tecnocrata, quase que como sem alma. É preciso equilibrar os dois lados; e encontramos hoje.”

Faltava uma alma http://www.messina.com.br/blog/

Se a Educação do RJ encontrou essa alma, posso afirmar que a Educação Infantil não foi visitada ou contemplada com sua presença. Nós vivemos uma aparente reestrutura na Educação Infantil em nosso município, pois de fato, qual foi a grande mudança sofrida neste contexto?

Concordo que tecnocratas não possuem alma...então podemos dizer que na Educação Infantil os investimentos são feitos a priori nestes tecnocratas para depois chegar às crianças?

Vereador, por que quando se fala em Educação, a Educação infantil não é mencionada? Por que só as escolas são referência de Educação? O senhor sabe que a creche faz parte da Educação Básica? Neste segmento a criança se constitui um cidadão de direitos? Desde o momento em que nasce, toda criança se torna cidadã. E por isso, criança também tem direitos. Não é porque são pessoas pequenas que as crianças são menos importantes. Pelo contrário: elas devem receber atenção especial, pois a infância é a fase mais importante da vida”. http://www.canalkids.com.br/cidadania/direitos/crianca.htm

Aguardando uma alma nas creches públicas da PCRJ.

Eliane Cunha

4 comentários:

Marcia Nunes disse...

Perfeito, amiga! Realmente temos que cobrar,pois são diversos textos e aparências,mas na hora H a educação infantil é tratada com descaso e vira assistencialismo por debaixo dos panos. Trsite isso, mas nós,"meros AACS", vamos mudar isso.

Queremos uma educação de qualidade paranossas crianças e elas tem seus direitos como cidadãos, mas não tem como propôr esta qualidade se não começar pela valorização dos seus verdadeiros professores.

Jane Maria disse...

Fiquei emocionada com o seu e-mail, você retratou com "alma" toda a frieza com que os governantes tem tratado a EI. Parabéns querida, continuaremos na luta, esperando que a "alma" tão insensível dos que hoje "estão" no topo desta pirâmide, possa ser tocada de amor e justiça.BJKS!!!

MARCIA RAFAEL disse...

Parabéns pelo texto !!retratou o grito da nossa alma pela educação!.

MARCIA RAFAEL disse...

parabéns pelo texto!! é o grito da nossa alma pela educação infantil!!