terça-feira, julho 12, 2011

EDUCADORES CRIATIVOS



Brinquedos e enfeites de bem com o ambiente
Texto: Carolina Bessa
Foto: Alberto Jacob Filho

Reciclar e reutilizar, agora são palavras de ordem na Creche Municipal Vila União da Paz, em Bangu. O reaproveitamento de materiais contagiou a unidade, e, hoje, auxiliares de creche confeccionam, com os alunos, brinquedos e enfeites para as festas do ano letivo. A intenção de aliar conscientização ambiental e criatividade está consolidada na rotina da escola, que criou o projeto As flores de plástico não morrem.
A ideia de reaproveitar garrafas PET surgiu no início do ano. O agente de creche Patrick Jordy participou de um curso de confecção de enfeites para a Copa do Mundo no Galpão de Artes Urbanas Hélio Pelegrino, da Comlurb. Após a experiência, Patrick dividiu o conhecimento com outros profissionais de sua unidade, e, a partir daí, todos começaram a produzir mandalas e bonecos feitos de tampa de garrafa, além de vários outros enfeites, tudo para esperar o campeonato mundial.
Estava dado o primeiro passo para a Creche Municipal Vila União da Paz desenvolver o projeto de um arraial consciente na festa julina organizada pela 8ª CRE. Segundo Cláudia Regina da Silva de Deus, diretora da creche, o trabalho foi aliado à proposta pedagógica da CRE, buscando um viés mais ambientalista e procurando formar, desde cedo, cidadãos mais conscientes. A meta permanente é criar objetos decorativos com material reaproveitável, reduzir ao máximo o consumo de papel na decoração da unidade e das festas realizadas e ampliar a participação da comunidade nas comemorações, oficinas e visitas à creche.
As flores de plástico não morrem. O projeto, batizado com o nome de uma das músicas da bandade rock Titãs, teve início com a criação de uma oficina de flores artesanais para as crianças do maternal II. Usando gargalos de garrafa PET, cola colorida e chita, foram preparados enfeites que se transformaram em convites originais para a festa julina da escola e para a ornamentação das salas. Dessa primeira experiência, surgiram os brinquedos das barracas e materiais para as brincadeiras típicas, como os peixes da pescaria, os jogos de argola e a bola no PET. A criatividade continua em alta na unidade.
Atualmente, outros materiais além das garrafas estão sendo aproveitados. De acordo com Cláudia Regina, crianças e adultos fizeram vários trabalhos, entre eles, jardineiras, sementeiras, mamadeiras de jujubas e cavalinhos em madeira, distribuídos como lembranças especiais no Dia das Crianças.
“A comunidade está envolvida no projeto.Todos recolhem garrafas PET e deixam na nossa porta. Outros materiais também são trazidos, em vez de serem jogados no lixo. As crianças já entendem que alguns objetos não precisam ser descartados; podem e devem ser reutilizados”, comemora
a diretora.

2 comentários:

Anônimo disse...

Eliane querida, obrigado por compartilhar esse momento de felicidade em nosso trabalho aqui no seu blog. Abs, Patrich Jordy

Anônimo disse...

Boa Tarde! Obrigada por me seguirem. Gostaria de saber seu nome de seguidor em meu blog, para dispor corretamente na lista do sortei. Aguardo.
Att.: Beatriz.