segunda-feira, novembro 01, 2010

A Evolução das Creches

Pessoal,
Há alguns anos, a filosofia mundial de funcionamento das creches vem mudando radicalmente.
Antes, era apenas um local onde os pais podiam deixar suas crianças para serem cuidadas, enquanto trabalhavam fora.
Hoje, países desenvolvidos em todo mundo trabalham a creche como um local de aprendizado, onde a criança deve ter acompanhamento pedagógico desde os primeiros anos de vida.
Creche não é “repositório” de crianças.
O Rio de Janeiro ainda estava atrasado demais em relação a isso, sendo que apenas neste final de 2010 a estrutura funcional das salas de aula começarão a mudar.
Aprovamos em setembro o projeto que cria o cargo de PEI (Professor de Ensino Infantil), para ocuparem cada sala de cada creche pública no município do Rio de Janeiro.
Tive a honra de capitanear e ser responsável, através da Comissão de Educação e Cultura, pela aprovação desta nova Lei que veio do Executivo (Secretaria de Educação), cujo texto pode ser visto aqui: http://bit.ly/auTIm7
Todas as 29 mil crianças atualmente em creches, assim como as 30 mil novas vagas criadas, serão beneficiadas.
Como a pauta da ordem do dia estava trancada com 11 vetos (!), tive que solicitar à Presidência a realização de duas extraordinárias para que o projeto pudesse ser votado em tempo de concursar este ano. Um colega da própria comissão de educação (!!!) ainda chegou a pedir em Plenário o adiamento da votação (quando já estava no meio da votação :p), mas pedi nominal e o projeto seguiu e foi aprovado.
O concurso que acontecerá ainda este ano e abrirá as primeiras 1.500 vagas de professor neste setor da nossa história. Um novo concurso ainda está previsto para o próximo ano, mas isto é assunto para o próximo post.
Também é assunto para o próximo post o caso dos Agentes Auxiliares de Creche (AAC), cujo pleito me foi trazido no dia da aprovação do projeto pela agente Márcia Nunes.
Por hora, pais e mães de nossa cidade, fiquem com esta ótima notícia.
Abraços,
Paulo Messina
Texto retirado do Blog do Messina
@PauloMessina: A Evolução das Creches: http://t.co/BByf7tD

Nenhum comentário: