sábado, novembro 27, 2010

Jornada Pedagógica da Educação Infantil

Durante o período de 13 a 17 de dezembro de 2010, de 8h às 12h e de 13h às 17h, ocorrerá a 1ª Jornada Pedagógica para Profissionais da Educação Infantil. Esse evento tem como objetivo subsidiar e aprimorar as práticas das instituições que atendem a EI.
O evento consta do Calendário Escolar da Rede, publicado em D.O. do dia 14 de dezembro de 2009, e tem como público alvo os professores que atuam na Pré-escola, Professores Articuladores de Creche, Coordenadores Pedagógicos e Diretores de Unidades Escolares com este segmento de ensino.
Como o período letivo para as crianças da Pré-escola termina em 10 de dezembro, a presença dos professores que em 2010 atuaram com esse segmento, torna-se obrigatória em pelo menos um dia do evento.
De acordo com o Calendário Escolar de Creche, durante a Jornada Pedagógica, o atendimento às crianças de Berçário e Maternal deverá ser normal. No entanto, a participação dos Agentes Auxiliares de Creche será possível, desde que a Direção crie estratégias para viabilizá-la. Por esse motivo, tais inscrições só serão aceitas, acompanhadas de memorando assinado pela Direção da Creche, indicando o participante e enviado para a Gerência de Educação Infantil.
A Jornada Pedagógica está estruturada no modelo Ensino Presencial Mediado, que consiste na transmissão via satélite da programação onde os participantes interagem com os palestrantes.
Nos dias 13, 14, 15 e 16/12 serão três pólos na cidade, assim distribuídos:
Pólo I Centro – 1ª, 2ª, 3ª e 4ª CRE
Pólo II Madureira – 5,ª 6ª, e 7ª CRE
Pólo III Campo Grande – 8ª 9ª, e 10ª CRE:
No dia 17/12 o encerramento da Jornada Pedagógica acontecerá na Escola de Magistratura do Rio de Janeiro (EMERJ) – Auditório Antônio Carlos Amorim, localizada na Av. Erasmo Braga, 115/4° andar – Centro, nos dois turnos: manhã e tarde.
A programação do evento prevê a apresentação das Experiências Bem Sucedidas em Educação Infantil selecionadas, na modalidade Pôster (distribuídos pelos pólos) e em uma nova modalidade: Vídeo.
A cada dia haverá a presença de um palestrante que dinamizará temas específicos articulados com as experiências bem sucedidas selecionadas.
Segue a programação:
13/12 - Muito prazer! Sou professor de Educação infantil
Palestrante: EMÍLIA CIPRIANO
Trabalhos:
1. Gente pequena pensando grande - Prof. Valéria de Fátima Laudano Sampaio da Escola Municipal 01.02.003 Campos Salles
2. No céu, na terra, no mar, animais em todo lugar - Prof. Magda de Oliveira Martins do EDI 08.17.053 Vila do Vintém
14/12 - Novos Paradigmas da Educação Infantil e Educação Infantil no Mundo Contemporâneo
Palestrante: ELIANA BHERING
Trabalhos:
1. As cores do mundo - Prof. Marisa Mesquita Lacerda da Creche Municipal 07.16.613 Maria da Conceição Silveira de Carvalho
2. Viver é contar e vivenciar histórias (Aline Bia) - Profs Haila Maria Hyer de Lima Rangel e Lilian Rose Barreto dos Reis da Escola Municipal 05.15.017 Maria das Dores Negrão
15/12 - Relações Étnico Raciais na Educação Infantil
Palestrante MAIRCE ARAUJO
Trabalhos:
1. Cirandolando pelo folclore e cultura popular brasileira - Agente Auxiliar de Creche Glaucia Luciana Drumond Bispo da Creche Municipal 06.25.608 Major José Celestino Rodrigues dos Santos
2. Quem disse que eu não sei ler? da Prof. Isabela Carvalho Costa da Escola Municipal 09.18.090 Joari
16/12 - Essencialmente Criança - Inclusão na Educação Infantil
Palestrante MÔNICA PEREIRA DOS SANTOS
Trabalhos:
1. Somos o que comemos da Prof. Fernanda Conde Collares Xavier da Escola Municipal Especial 04.20.023 Rotary Club
2. África mapa do mundo das Profs: Márcia Cristina da Silva Victor Gonçalves e Adriana Teixeira da Silva Crivelari da Escola Municipal Especial 10.19.029 Hélio Pellegrino.
17/12 - Desenvolvimento da Aprendizagem
Palestrante: FÁBIO BARBIRATO
Trabalhos:
1. Contos Favoritos das Professoras Roberta Manceira Flores e Elizabeth Rodrigues Cardadeiro do EDI 02.06.009 Rubem Braga
2. Narrativas de imagens na arte de fotografar da Prof.ª Regina Maria Neiva Mesquita da Escola Municipal 03.12.038 Del Castilho
10. As inscrições serão realizadas via internet, no site www.rio.rj.gov.br/sme. Através deste link, poderão se inscrever Professores Regentes de Pré-escola, Professores de Sala de Leitura e Educação Física que atuam na Pré-escola, Professores articuladores de creches, Coordenadores Pedagógicos e Diretores. Aguardem informações sobre o período de inscrição.
11. Acompanhem mais notícias também via twitter:
www.twitter.com/JornadaPedEI.

Copiado da matéria original em: http://www.rioeduca.net/programasAcoes.php?id=48

Nenhum comentário: