domingo, outubro 16, 2011

Estamos chegando lá...

A secretária Municipal de Educação, Claudia Costin, entregou mais 125 vagas em creche no Anil

Prefeitura já criou mais de 13.900 vagas em toda a cidade desde 2009


A secretária Municipal de Educação, Claudia Costin, inaugurou o Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) Cantor Roberto Ribeiro, nesta sexta-feira (dia 14), no Anil, em Jacarepaguá. Com a nova unidade, que atenderá crianças de seis meses a cinco anos e 11 meses de idade, as comunidades da região ganham mais 125 novas vagas para creche e outras 25 vagas para pré-escola. A Prefeitura investiu R$ 2,3 milhões na construção, realizada pela Secretaria Municipal de Obras, por meio da RioUrbe.

- O mais importante é que essas crianças têm um currículo de creche e pré-escola, que considera o desenvolvimento global, e contam também com agentes auxiliares de creche e professores de Educação Infantil, inclusive nos berçários, para que as crianças tenham educação de qualidade e cheguem nas escolas prontas para aprenderem a ler e escrever. Além disso, também é realizado e um monitoramento anual de desenvolvimento destes bebês – afirmou a secretária.

A ampliação do atendimento em creche, em toda a cidade, com a criação de 30 mil novas vagas até o fim de 2012, é uma das metas da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação. Desde 2009, já foram criadas 13.930 novas vagas, em 47 EDIs construídos e em 98 escolas que tiveram seus espaços adequados para este tipo de atendimento. Atualmente, mais de 55 mil crianças já são atendidas pela Prefeitura em creches da rede municipal e em creches conveniadas.

Durante a cerimônia de inauguração a secretária Municipal de Educação, Claudia Costin, homenageou a todos os professores presentes pelo Dia do Professor, que será comemorado no próximo dia 15, ressaltando a importância deste profissional na vida de todos.

- Para uma criança aprender, ter prédios com uma boa infraestrutura é muito positivo, mas quem faz a diferença na vida das crianças são os professores e agentes auxiliares de creches. São eles que, junto com as famílias, ajudam a construir os sonhos dessas crianças. Que neste dia 15 de outubro vocês pensem com muito carinho nestes profissionais que se dedicam tanto a todos nós - declarou a secretária.

A nova unidade, que homenageia o sambista Roberto Ribeiro, é constituída de dois pavimentos, com quatro salas de atividades, dois berçários, lactário, fraldário, solário, biblioteca, cozinha, refeitório, despensa, área de serviço, pátio coberto, sala de amamentação, brinquedoteca, lavanderia, Núcleo de Educação e Saúde (NES), acessibilidade com elevador e sanitários adequados.

EDI: NOVO MODELO DE ATENDIMENTO À PRIMEIRA INFÂNCIA

Os Espaços de Desenvolvimento Infantil foram criados para integrar a creche e a Pré-Escola em um só espaço, dentro do novo modelo de atendimento da Secretaria de Educação à Primeira Infância. Nos EDIs, as crianças, de seis meses a cinco anos e 11 meses, são estimuladas a desenvolver a aprendizagem desde pequenas a partir, por exemplo, da convivência com os livros e também de materiais apropriados.

A partir deste ano, para dar ainda mais qualidade ao atendimento oferecido, cada sala de atividades nas creches passou a contar com um professor de Educação Infantil. Para isso, a Prefeitura criou o cargo de Professor de Educação Infantil, realizou um concurso e vem convocando 1.500 professores aprovados para o cargo.

Nenhum comentário: