quarta-feira, outubro 26, 2011

Marcha Nacional “10 mil pelos 10% do PIB para a Educação”


Plano Nacional de Educação
Mais de 10 mil educadores marcham por 10% do PIB para a educação



A Campanha Nacional pelo Direito à Educação participa nesta quarta-feira, 26/10, da Marcha Nacional “10 mil pelos 10% do PIB para a Educação”, organizada pela CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação). A Marcha irá reunir pelo menos 10 mil educadores de todo o país em Brasília, para reivindicar o investimento do equivalente a 10% do PIB em educação pública, além de pressionar pela efetivação da lei do Piso Nacional Salarial para o magistério, entre outras pautas.

Os participantes se concentrarão às 9 horas em frente ao estádio Mané Garrincha e marcharão a partir das 10 horas até o Congresso Nacional. A Confederação coletou mais de 100 mil cartões de apoio aos 10% do PIB para a educação, que serão entregues ao Deputado Ângelo Vanhoni (PT-PR), relator do PNE (Plano Nacional de Educação - PL 8035/2010) na Comissão Especial da Câmara dos Deputados, em audiência marcada para as 11 horas.

Para Roberto Leão, presidente da CNTE, a pressão no Congresso e no Governo Federal é essencial para que a educação avance e os profissionais da área tenham seus direitos garantidos. “Consideramos essa Marcha decisiva para a aprovação dos 10% do PIB para a educação e para denunciar o não cumprimento do Piso Salarial pelos estados e municípios”.

Bloco da Campanha - Na Marcha, o grupo da Campanha Nacional pelo Direito à Educação levará uma faixa do movimento “PNE pra Valer - a educação que o Brasil quer e precisa”. Irão compor o “bloco” estudantes de ensino médio do DF, pessoas com deficiência visual, ativistas de educação infantil e de outros movimentos sociais. Segundo o coordenador geral da Campanha, Daniel Cara, “esta Marcha irá mobilizar o Congresso Nacional pelos 10% do PIB, já que o relatório final do novo Plano Nacional de educação está prestes a ser entregue”.

A Campanha mobilizou toda a sua rede de ativistas, formada por 20 comitês regionais e mais de 200 grupos e organizações de todo o país, para contribuir com a coleta de assinaturas da CNTE. Foram recolhidos cartões em 17 estados e no DF, com participação de escolas públicas, estudantes e professores universitários (Universidades Federais do Piauí, do Rio Grande do Norte, de Minas Gerais, USP - campus São Paulo e Ribeirão Preto, Uninove, entre outras), ativistas de diversas organizações e movimentos sociais, como Um Teto Para o Meu País, Fundação Abrinq, Ação Educativa, Aliança pela Infância, Instituto Paulo Freire, Instituto Ecos e Movimento Ocupa Sampa (SP), Biblioteca Braille Dorina Nowill e Inesc (DF), Escola Pernambucana de Circo (PE), Nova América, Escola de Gente, Instituto Cidadania e ActionAid Brasil (RJ), Movimento dos Sem Universidade (MG), Cedeca Ceará, Plan Brasil (MA), Fóruns de Educação Infantil (AM, BA e RN), entre várias outras. Ainda assinaram os cartões 60 professoras e professores indígenas de várias etnias de Pernambuco.

Em agosto, a Campanha lançou a Nota Técnica "Por que 7% do PIB para educação é pouco? Cálculo dos investimentos adicionais necessários para o novo PNE garantir um padrão mínimo de qualidade", que justifica a aplicação do equivalente a 10% do PIB em Educação, para que as metas do novo PNE possam ser atingidas no período de dez anos.

Para mais informações
Jéssica Moreira - assessoria de imprensa da Campanha Nacional pelo Direito à Educação
Tel.: (11) 3159-1243 (fixo Embratel) / (11) 8793-771 (celular Tim)
E-mail: jessica@campanhaeducacao.org.br

Fonte: Campanha Nacional pelo Direito à Educação

Um comentário:

Vanilda disse...

Caras (os) colegas educadores (as) tenho uma sugestão. Está previsto para ocorrer no mês de novembro a votação do PNE. Alguns deputados após amplo debate com a categoria apresentou ementas ao PNE que dizem respeito a valorização do profissional da Educação Infantil. O Deputado Federal Gilmar Machado PT/MG apresentou uma ementa incluindo todos os profissionais, seja qual for o nome a ele destinado, educador infantil, auxiliar de creche, pajem, no plano de carreira do Magistério. O Deputado Carlos Zaratini também apresentou ementas que nos beneficiam. Desse modo, companheiras e companheiros, o que acham de promovermos uma mobilização nacional em Brasília no dia da votação. Temos que cobrar de nossos parlamentares a real defesa de nossa luta e que seja implementado de fato no PNE. Assim, talvez não fique mais só a cargo da gestão pública municipal que tem protelado por mais de uma década a precarização do trabalho docente. Ainda é uma ideia, precisamos nos articular, e nisso vocês de Angra, do Rio poderão contribuir bastante. Estamos a disposição. Educadora Infantil de Uberlândia