terça-feira, fevereiro 15, 2011

Cartão Família Carioca: creches do município têm novas regras

Publicada em 14/02/2011 site: http://oglobo.globo.com/rio/mat/2011/02/14/cartao-familia-carioca-creches-do-municipio-tem-novas-regras-923805691.asp


RIO - O ano letivo nas creches da rede municipal começou nesta segunda-feira com novidades. A partir de agora, os pais de crianças de seis meses a 3 anos e meio beneficiados pelo cartão Família Carioca - programa de complementação de renda da prefeitura - terão que cumprir condições determinadas pelo município para receberem a renda adicional. Será obrigatória uma frequência dos matriculados de pelo menos 90%, além da presença dos responsáveis nas reuniões e em uma escola de pais, que será realizada uma vez por mês.

De acordo com a secretária de Educação, Claudia Costin, o órgão está voltando o foco da educação infantil para a população mais vulnerável. Por isso, foi feita a vinculação entre o programa de renda e a frequência nas creches. Os beneficiários do Família Carioca tiveram prioridade na escolha de vagas. Caso os pais prefiram não matricular as crianças, terão a opção de inscrição no programa Primeira Infância Completa (PIC). Em três sábados do mês, passarão por aulas de cuidados com bebês aplicadas nas próprias creches.

O Família Carioca funciona como um complemento para as famílias já inscritas no Bolsa Família, do governo federal. A prefeitura utilizou o mesmo cadastro do programa da União para identificar as famílias que ainda vivem abaixo da linha da pobreza, ou seja, que ganham menos de US$ 2 (R$ 3,37) por dia. A maior parte dos beneficiados é das zonas Norte e Oeste, nas quais vivem mais de 80% dos inscritos no programa. Em média, as famílias cadastradas receberão cerca de R$ 70.

Um comentário:

Unknown disse...

EU RECEBI UM TELEFONEMA DA ESCOLA DO MEU FILHO MAIS VELHO QUE EU TERIA QUE MATRICULA MEU FILHO DE TRES ANOS EM UMA CRECHE MAIS PROXIMA DA MINHA CASA. PROCUREI TRES CRECHE A RESPOSTA FOI QUE AS VAGA JA ESTAVA ESGOTADA EU QUERIA SABE O QUE FAZER PORQUE NA ESCOLA FALOU QUE EU POSSO PERDE O BOLSA CARIOCA O EDUARDO PAES FALO NA REUNIÃO QUE A PRIORIDADE SERIA PRA QUEM TEM O CARTAO CARIOCA E AI O QUE FAÇO.ME AJUDA MUITO É POUCO MAIS COM DEUS É MUITO QUERIA UMA SOLUÇAO.