A Fundação Volkswagen levará seus três projetos educacionais do "Território Escola" a 120 municípios dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Minas Gerais em 2011, ampliando a sua atuação em 28% em relação a 2010. Entre eles, 26 municípios serão beneficiados pela primeira vez. A lista inclui cidades como: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), São José dos Pinhais (PR), Resende (RJ), Barra Bonita (SP), Campos do Jordão (SP), Guarulhos (SP), Suzano (SP) e Lambari (MG). No total, desde 2003, cerca de 9,5 mil educadores e mais de 700 mil estudantes em 268 municípios brasileiros já foram beneficiados por projetos educacionais da Fundação Volkswagen.
O "Território Escola" é composto por três projetos educacionais que visam a formação e o aperfeiçoamento dos professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental na rede pública de ensino. São eles: "Estudar Pra Valer!", que fortalece o aprendizado da Língua Portuguesa no Ensino Fundamental; "Entre na Roda", incentivo a leitura nas escolas e nas comunidades, e "Brincar", com resgate cultural de brincadeiras, garantindo o ato de brincar livre como direito da criança.
A viabilidade de implantação de um ou mais projetos do programa é analisada conjuntamente entre a Fundação Volkswagen e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) – responsável técnico pelo "Território Escola" –, atuando em parceria com as Secretarias de Educação e Cultura dos municípios beneficiados.
De acordo com Conceição Mirandola, diretora da Fundação Volkswagen, o fortalecimento desse trabalho em rede – iniciativa privada, sociedade civil organizada e poder público - proporciona o crescimento do programa e beneficia cada vez mais crianças e jovens brasileiros. "Por meio da ampliação do Território Escola, estamos investindo na melhoria da qualidade do ensino público e, consequentemente, no desenvolvimento do País", disse.
Em dezembro, o projeto Brincar foi mais uma vez contemplado com o Prêmio Pontinhos de Cultura do Ministério da Cultura. A ação Pontinhos de Cultura tem como objetivo promover uma política nacional de transmissão e preservação da Cultura da Infância, por meio de ações que fortaleçam os direitos da criança segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, sensibilizando e capacitando profissionais de instituições públicas governamentais e não governamentais para a implantação e/ou continuidade de ações lúdicas em espaços denominados "Pontinhos de Cultura".
Outro objetivo da ação foi o de premiar 300 entidades sem fins lucrativos, legalmente constituídas, e instituições governamentais estaduais, distritais e municipais que atuam com propostas sócio-cultural-artístico-educacionais que assegurem os direitos das crianças e adolescentes.
Outro objetivo da ação foi o de premiar 300 entidades sem fins lucrativos, legalmente constituídas, e instituições governamentais estaduais, distritais e municipais que atuam com propostas sócio-cultural-artístico-educacionais que assegurem os direitos das crianças e adolescentes.
Fonte: http://migre.me/3L8fH
Nenhum comentário:
Postar um comentário