sábado, janeiro 29, 2011

Reunião no MP

Agradecemos a presença de todos AACs que compareceram ao MP manifestando sua indignação contra a PCRJ em relação ao cargo de Agente Auxiliar de Creche.

Gostaríamos de parabenizar a Drª Bianca Mota, Promotora da Educação, por disponibilizar um horário emergencial para a realização da reunião no período das férias coletivas dos AACs.

Vale ressaltar a fala da Drª Bianca elogiando nossa conduta enquanto participantes de uma Educação Infantil de qualidade no município do Rio de Janeiro

A promotora prestou orientações necessárias quanto à competência do MP e do judiciário em nossa luta.

Vamos continuar lutando em defesa do nosso cargo e principalmente na defesa da educação das crianças matriculadas nas creches onde atuamos. Não esquecendo: Os AACs fazem acontecer! Somente com nossa união e constante luta, poderemos alcançar nossos objetivos.

Transcrevo o e-mail de nosso colega AAC Charlies sobre a reunião.

Olá Caros Amigos!

Trago notícias sobre nossa reunião junto ao MPE ocorrida no dia 28/10//11, na qual fomos respeitosamente atendidos durante horas pela senhora promotora de justiça Draª Bianca e pela sua equipe de promotores e apoio.

Primeiramente gostaria de deixar registrado nossa alegria e nosso orgulho com os guerreiros que estiveram na porta do MP reivindicando nossos direitos. Foi um ato digno de aplausos, parabéns!

Não podemos deixar de esclarecer também que este quantitativo pode aumentar, para isso, precisamos unir forças em busca de nossos objetivos. Tenho certeza que os demais colegas estão percebendo que nossa causa é legítima e que estamos lutando dentro da legalidade, devido a isso tivemos um grande numero de Agente Auxiliar de Creche no dia de hoje.

Tivemos a oportunidade de abrir os olhos do MP para situações de ilegalidade que vem ocorrendo no município e que até agora estavam passando por todos de forma obscura. Fizemos muitas ponderações, em algumas obtivemos êxito e em outras fomos informados que deveríamos procurar outras esferas de poder. Vale salientar que em nenhum momento estas ponderações foram consideradas ilegítimas, apenas não eram atribuições do MP.

Conseguimos por parte da promotora, a promessa de averiguar da legitimidade das informações prestadas pelo município, quando no contrato assinado como Estado e a União, nos declara como professores regentes em turma de educação infantil.

Conseguimos também o compromisso do MP em atuar em defesa do banco de concursados que está esperando a convocação, enquanto a prefeitura continua contratando profissionais de OSC que trabalham menos e geram uma despesa maior para os cofres públicos.

Indagamos também o fato de só existir PEI no turno da manhã e muitos agentes terem que adequar seu horário ao novo profissional, uma vez que teremos que compartilhar a presença deste profissional, que ele trabalhe em todos os turnos.

Colocamos que as crianças são dignas de professores em todos os horários, ou então, a própria prefeitura estará separando o cuidar do educar. Acreditamos que a reunião foi muito produtiva, uma vez que estamos contribuindo para uma educação infantil de qualidade, que respeite o direito da isonomia, e que os profissionais tenham igualdade de condições de trabalho sem que seja ferida sua dignidade.

Nós, representantes, que estivemos presentes na reunião, tentamos ser a voz de todos agentes, tentamos representar nossos colegas da maneira mais explícita possível, mas sem esquecermos a civilidade.

Esperamos ter atingido este objetivo.

Um forte abraço a todos.

Charles (AAC e Cursista do ProInfantil)


Nenhum comentário: