sábado, janeiro 29, 2011

Nossa luta

Nem o forte calor, de ontem dia 28/01, impediu que os AACs comparecessem ao MP para dar prosseguimento à luta por respeito e dignidade ao cargo de Agente Auxiliar de Creche.

Fazemos parte da educação infantil da cidade do Rio de Janeiro. Somos concursados do quadro permanente da prefeitura como apoio. Ao criar este cargo a prefeitura burlou a LDB e a Constituição Federal exigindo apenas o ensino fundamental e aplicando uma prova inferior as atribuições que são exigidas no desempenho da função.

O motivo de nossa luta é pelo reconhecimento de nossas atribuições, pela valorização profissional como educadores e não apenas como cuidadores, pois na educação infantil cuidar e educar são indissociáveis.

Queremos pertencer ao quadro do magistério, porque trabalhamos com o educando diretamente em sala de aula. Até a presente data não auxiliamos o professor como estava escrito no edital do nosso concurso. O cargo de Professor de Educação Infantil foi recentemente criado pela Lei N.º 5.217 de 01/09/10 e os primeiros concursados realizaram a prova para o cargo no dia 16/01/11 e aguardam a lista de aprovação e futura convocação.

Quando fizemos a inscrição no concurso estávamos baseados nas informações contidas no edital, mas ao adentrar no espaço creche, encontramos uma realidade diferente da proposta no edital. Passamos a reger as turmas sozinhos, sem a presença do professor legalmente constituído e percebemos que além de desempenhar as atribuições específicas e genéricas do nosso cargo, teríamos que desempenhar as atribuições do cargo de Professor de Educação Infantil. Realizando assim dupla função. Sem nenhum reconhecimento ou valorização a prefeitura vem utilizando nosso trabalho para promover a educação infantil no Rio de Janeiro.

Lutamos pela verdadeira educação infantil nas creches públicas do Rio de Janeiro, onde todos os profissionais devem ter formação adequada e exigida pelas leis que regem a educação. Queremos ver as creches serem espaços educacionais e não assistenciais!












Um comentário:

Unknown disse...

É isso aí Eliane e companheiros(as),continuamos na luta!Independente de nossa vitória,que teremos sim melhorias tenho esperança,que aprendizado de vida e de cidadania estamos tendo!Né verdade?