quarta-feira, janeiro 19, 2011

Continuamos avançando...

Nossa colega de Angra, escreveu um e-mail ao deputado Átila Nunes falando sobre a situação dos AACs . Vamos conferir?
Olá Deputado,
Sou de Angra dos Reis-RJ e tive conhecimento através dos Auxiliares de Creche do município do Rio de Janeiro do seu interesse pela nossa causa, o que me deixou muito feliz. Acredito que já tenha se interado do assunto mas permita-me fazer uma ratificação:
Desde a LDB/96 as creches passaram a ser consideradas a primeira etapa da educação básica(ensino fundamental) e para atuar nesta área é necessário que todos os profissionais que trabalham diretamente em sala de aula com as crianças tenham no mínimo o curso do Magistério. Pois bem, as prefeituras (principalmente as do estado do Rio de Janeiro)com intuito de economizarem, passaram por cima da lei e promoveram concurso público para o cargo de "auxiliar de creche" exigindo apenas nível fundamental. Quando chegamos às creches, percebemos que o trabalho era complexo demais, a responsabilidade é enorme, estamos educando e cuidando destas crianças a todo o momento, neste meio tempo o Governo Federal vendo a aberração que acontecia na Educação Infantil, criou o curso chamado Proinfantil(Programa de FORMAÇÃO INICIAL para professores em Exercício na Educação Infantil)que viria sanar este problema. Acontece que estamos enfrentando resistência de nossos gestores que agora possuem somente professores em sala de aula e com isto continuarão a receber a verba do Fundeb, pois estão de forma REGULAR, mas não querem nos valorizar. Eles alegam que é inconstitucional nos reenquadrar como Professores de Educação Infantil, que segundo o MEC é um professor diferenciado dos demais ,pois estes cuidam e educam, ou seja, eles cuidam da parte pedagógica como também da higiene das crianças, diferente dos PII que atuam nos outros segmentos do nível fundamental. Acontece que em nosso caso não há inconstitucionalidade pois a natureza de nossas atribuições não mudarão, continuaremos a cuidar e educar as crianças como antes, o que acontecerá é uma adequação às leis educacionais, somos na verdade os Professores Leigos da Educação Infantil e a estes, segundo Pareceres que temos, não é necessário um novo concurso público. Muitos municípios como por exemplo o de São Paulo-SP, Alegre-ES, Cubatão-SP, Iporá-GO, Bertioga-SP,Piaju-SP dentre outros já fizeram o reenquadramento dos auxiliares e regularizaram a situação.Já tramita no Congresso Nacional o PL 5446/09 do Deputado Federal Carlos Zarattini que regulariza nossa situação, mas a morosidade é enorme.
Gostaríamos muito de podermos contar com Vosso apoio, pois precisamos de pessoas com sua credibilidade para nos ajudar, não esqueceremos esta mão erguida. Para melhor se inteirar no assunto e ver a mobilização de todos os auxiliares do Brasil(a causa é a nível nacional) favor acessar o blog:
Um abraço.
O deputado respondeu desta forma:
Leomárquia,
Li com atenção seu e-mail.
Independentemente de meu apoio político, gostaria de abordar esse assunto em nosso programa radiofônico na Rádio Bandeirantes AM 1360.
O “Programa Reclamar Adianta”, que vai ao ar de segunda à sexta-feira, das 10 ao meio dia, abre seus microfones a todos que desejem externar sua opinião ou sua denúncia, com total liberdade, sem censura.
Se desejar, ligue durante o programa ou a qualquer hora para a nossa central telefônica e deixar sua mensagem.
Cópia deste e-mail está sendo encaminhado para nossa editora de jornalismo, Renata Maia (renatamaia2@gmail.com)
Seu assunto é relevante. Estou à sua disposição.
Vamos manter contato. Com o abraço do
ÁTILA NUNES
PROGRAMA RECLAMAR ADIANTA - RÁDIO BANDEIRANTES AM 1360 (RJ)
De 2a à 6a feira, entre 10h e meio dia com Átila Nunes Filho e Átila Nunes Neto
Central telefônica 24h: (021) 3282-5588 / atilanunes@reclamaradianta.com.br

Um comentário:

ÁTILA NUNES disse...

Caros professores,
No dia 2 de fevereiro sáo reabertos os trabalhos legislativos. Continuo à disposição da categoria no Legislativo e através do Rádio.
DEPUTADO ÁTILA NUNES

deputadoatilanunes@emdefesadoconsumidor.com.br

PROGRAMA RECLAMAR ADIANTA
RÁDIO BANDEIRANTES AM 1360 (RJ)
De 2a à 6a feira, entre 10h e meio dia - Com Átila Nunes Filho e Átila Nunes Neto - Acesse pela internet: www.reclamaradianta.com.br
Atendimento 24h: (021) 3282-5588
www.emdefesadoconsumidor.com.br